Seu currículo é atrativo para as empresas?

Nos dias de hoje é impensável uma empresa se manter ou conquistar espaço no mercado sem características que a tornam competitiva e atraentes aos olhos do cliente, além de bons produtos e serviços estas empresas devem ter preços competitivos, e uma boa imagem no mercado quando falamos de qualidade, trazendo resultados financeiros positivos.

Você sabe o que as empresas procuram em um profissional?

Durante workshops com executivos e gestores de empresas, realizados pela BS4 e consultorias parceiras, estas duas perguntas surgiram como algo que pessoas que querem se manter ou entrar no mercado devem saber as respostas.

Empresas com uma cultura embasada em Melhoria Contínua estão sempre direcionadas para os objetivos acima, trabalhando arduamente em eliminação de desperdícios, redução de custos e falhas em seus produtos e serviços, e para isso utilizam ferramentas e recursos para executar e quantificar estas melhorias, convertendo as mesmas em resultados financeiros tangíveis.

Com isso cada vez mais as empresas buscam profissionais com experiência e conhecimentos em ferramentas desenhadas para eliminar variações em seus processos, reduzir e eliminar desperdícios, e se aproximar da voz de seus clientes, traduzindo-a em melhorias.

 

Você tem o que as empresas procuram em seu currículo?

Esta é uma análise simples, atualmente temos a disposição uma infinidade de ferramentas desenhadas para atingir estas melhorias, verifique em seu currículo profissional se há treinamentos, cursos ou projetos onde você utilizou e aplicou ferramentas de melhoria contínua, certamente se você as tem listadas em seu currículo, você terá argumentos fortes em uma entrevista para conquistar uma vaga ou para se manter em um bom emprego, ter estes conhecimentos aliados a atitudes positivas e uma cultura Lean são fundamentais para levar uma operação a seus melhores resultados financeiros, seja em grandes indústrias, ou em pequenos negócios.

Pensamento “Lean”, uma metodologia enxuta que mantem as empresas competitivas!

O que é DMAIC?

Projetos Seis Sigma seguem duas metodologias inspiradas pelo ciclo Plan-Do-Check-Act de Walter A. Shewhart (amplamente difundidas por W. Edwards Deming, no Japão pós-guerra). 

  • DMAIC é usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes.
  • DMADV é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.

DMADV

A metodologia DMADV, também conhecida como DFSS ("Design For Six Sigma"), possui cinco fases:

  • Define goals: definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa;
  • Measure and identify: mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos;
  • Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto;
  • Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes;
  • Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.

DMAIC

A metodologia DMAIC possui cinco fases:

  • Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto;
  • Measure key aspects: mensurar e investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;
  • Analyse: análise dos dados e o mapeamento para a identificação das causas-raiz dos defeitos e das oportunidades de melhoria;
  • Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades;
  • Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos.

O que é Seis Sigma

O que é Seis Sigma

Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas e ferramentas originalmente reunidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos e eliminar defeitos. Quando falamos em Seis Sigma, um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço quando comparado a suas especificações. Seis Sigma também é fortemente usado como estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para aumentar a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

Razões como buscar maiores lucros, aumentar e reter clientes, ser competitiva, entre outras estão levando as empresas a adotarem a metodologia Seis Sigma, que traz de forma sistêmica e planejada uma redução contínua da variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.

Independente do porte da empresa, adotar o Seis Sigma traz grandes resultados aumentando a participação da empresa no mercado, reduzindo custos e otimizando as operações da empresa.

O Seis Sigma é definido como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.

 

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13 à 17/07 Workshop Plano de Neg.

24 e 25/06 Liderança em Vendas

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