O que é Seis Sigma
Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas e ferramentas originalmente reunidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos e eliminar defeitos. Quando falamos em Seis Sigma, um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço quando comparado a suas especificações. Seis Sigma também é fortemente usado como estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para aumentar a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
Razões como buscar maiores lucros, aumentar e reter clientes, ser competitiva, entre outras estão levando as empresas a adotarem a metodologia Seis Sigma, que traz de forma sistêmica e planejada uma redução contínua da variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
Independente do porte da empresa, adotar o Seis Sigma traz grandes resultados aumentando a participação da empresa no mercado, reduzindo custos e otimizando as operações da empresa.
O Seis Sigma é definido como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.